De onde eu estou: Anisa Marama

FijiDSC9765Anaisamarket675x675.jpg

“Eu vendo no mercado de Suva há 60 anos. Eu gosto dele porque ele me mantém ativa; Eu prefiro estar aqui do que presa em casa e é melhor eu ganhar meu próprio dinheiro do que confiar em meus filhos. Parei de ir à escola quando eu tinha sete anos de idade, porque os meus pais não podiam pagar para me enviar mais, então em vez disso, ajudava em casa.

Meu marido era um homem difícil de se conviver. Quando seu contrato foi cortado nos mudamos para Suva e eu comecei a vender no mercado. Meu marido não conseguia outro emprego e eu passei por uma luta. Eu não tinha escolha a não ser fazer algo para ajudar a família  sobreviver. Tudo o que eu ganho é para ajudar os meus filhos. Isso é o que me motiva a voltar todos os dias

Eu me levanto às 5:30 da manhã todos os dias para que eu possa chegar ao mercado até 6:55, e então eu fico lá até por volta de 18:00. Em um bom dia eu posso ganhar FJD100 (USD 50), mas alguns dias eu sento aqui todo o dia sozinha e não vendo nada.

Tem havido uma série de mudanças desde que comecei no mercado e eu estou tão feliz de ver as mudanças que estão ocorrendo agora para melhorar a vida das vendedoras do mercado de mulheres.”

E_SDG_Icons_NoText-01[70238] 1447434506ods8Anisa Marama é uma vendedora de 79 anos do mercado na capital de Fiji, Suva, e tem participado em workshops sobre alfabetização financeira e organização do ambiente de trabalho como parte do projeto Mercado para Mudança, da ONU Mulheres. As oficinas estão em linha com os novos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, incluindo ODS 1 na erradicação da pobreza, que busca a igualdade de direitos aos recursos econômicos, e ODS 8, que fala sobre o crescimento inclusivo e sustentável econômico, o emprego pleno e produtivo e o trabalho digno para todos, particularmente para as mulheres e as pessoas com emprego precário.

Tradução: CSW 2016 – 17º MINIONU

Postado originalmente por: ONU Mulheres <http://www.unwomen.org/en/news/stories/2016/3/from-where-i-stand-anisa-marama&gt;

Deixe um comentário

